Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, com a alva, é certa;
e Ele nós virá como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra.
Oséias 6 : 3

6 de julho de 2011

SALMO 139



 Senhor, tu me sondaste, e me conheces.

Tu conheces o meu sentar e o meu levantar;
de longe entendes o meu pensamento.

Esquadrinhas o meu andar, e o meu deitar,
e conheces todos os meus caminhos. 

Sem que haja uma palavra na minha língua,
eis que, ó, Senhor, tudo conheces. 

Tu me cercaste em volta, 
e puseste sobre mim a tua mão.

Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim; 
elevado é, não o posso atingir.

Para onde me irei do teu Espírito, 
ou para onde fugirei da tua presença?

Se subir ao céu, tu aí estás; 
se fizer no Seol a minha cama,
eis que tu ali estás também.

Se tomar as asas da alva
se habitar nas extremidades do mar,
ainda ali a tua mão me guiará
e a tua destra me susterá.

Se eu disser: 
Ocultem-me as trevas; 
torne-se em noite a luz que me circunda;

nem ainda as trevas são escuras para ti, 
mas a noite resplandece como o dia;
as trevas e a luz são para ti a mesma coisa.

Pois tu formaste os meus rins;
entreteceste-me no ventre de minha mãe.

Eu te louvarei, 
porque de um modo tão admirável e maravilhoso fui formado; 
maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.

Os meus ossos não te foram encobertos, 
quando no oculto fui formado
e esmeradamente tecido nas profundezas da terra.

Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, 
e no teu livro foram escritos os dias, 
sim, todos os dias que foram ordenados para mim,
quando ainda não havia nem um deles.

E quão preciosos me são, ó, Deus, o teus pensamentos!
Quão grande é a soma deles!

Se eu os contasse, 
seriam mais numerosos do que a areia;
quando acordo ainda estou contigo.

Tomara que matasses o perverso, ó Deus,
e que os homens sanguinários se apartassem de mim,

homens que se rebelam contra ti,
e contra ti se levantam para o mal.

Não odeio eu, ó, Senhor, aqueles que te odeiam?
E não me aflijo por causa do que se levantam contra ti?
Odeio-os com ódio completo;
tenho-os por inimigos.

Sonda-me, ó, Deus, e conhece o meu coração;
prova-me e conhece os meus pensamentos;

Vê se há em mim algum caminho perverso
 e guia-me pelo caminho eterno.



                                                                                                                  

Nenhum comentário: